quinta-feira, 17 de abril de 2014

Torre de Belém





A Torre de Belém é mais um dos monumentos em Portugal-Lisboa que merecem ser vistos.Localizada a margem do Rio Tejo conta com uma vista perfeita para o rio e um pôr do sol encantador ao fim da tarde!Inicialmente criada como estratégia de proteção contra inimigos de guerra, hoje é um monumento turístico que recebe milhares de visitantes de várias partes do mundo.
Diariamente são oferecidas atividades turísticas e visitas monitoradas.Dê uma olhada no website antes de visita-lo para ver as atividades oferecidas no tempo que vai viajar e se organize para usufruir de ótimos momentos neste monumento.


























Como chegar?
Autocarros urbanos: 727, 28, 729, 714 e 751
Eléctrico: 15
Comboio: estação de Belém
Barco: estação fluvial de Belém


Outubro a Abril
Das 10h00 às 17h30 (última entrada às 17h00)
Maio a Setembro
Das 10h00 às 18h30 (última entrada às 18h00) 
Encerrado: Segundas-feiras e nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Escadaria de Selarón-Rio de Janeiro

Por Gisele Oliveira






Eu sempre me apaixono pelos lugares que visito.As cores, histórias, cheiros e sabores de cada lugar tornam se únicos e imcomparáveis.Este é o motivo que me leva a sempre dizer aos meus amigos e leitores do blog Tênis Furado, que não existe um lugar melhor ou mais especial do que o outro, todos os espaços visitados podem ser marcantes dependendo somente de seu estado de espírito.
Cheguei despreocupadamente ao bairro da Lapa no Rio de Janeiro, o dia estava ensolarado e enquanto eu subia a escadaria observando os detalhes e desenhos dos azulejos ouvi ao longe uma música brasileira proveniente de uma das casas do lado esquerdo das escadas!
Seguindo o som, cheguei até uma galeria de artes onde conheci Flavio, um artista que acompanhava os visitantes pela galeria fotográfica e no final conduziu-nos até uma sala com fotos antigas em preto e branco,amareladas, mas expressivas, doadas ou achadas de parentes ou desconhecidos de muitos anos atrás.
Por fim, depois de um dialogo artístico sobre fotografia iniciamos a fala sobre a escadaria de Selarón, o jovem da galeria havia conhecido o artista da escada tão colorida, geomêtrica, mundial, tão intrigante e triste dentro de sua alegria.
Jorge Selarón...
Artista e ceramista Chileno, "visitou mais de cinquenta paises e decidiu que viveria no Brasil, sua maior e mais conhecida obra está na Rua Manoel Carneiro, no bairro de Santa Teresa: é a "Escadaria do Convento de Santa Teresa" (também conhecida como "Escadaria do Selarón"), que liga a Rua Joaquim Silva, no bairro da Lapa, à Ladeira de Santa Teresa, no bairro de Santa Teresa. Após fixar residência junto à escadaria, em 1990, Selarón, inicialmente, instalou uma série de banheiras ajardinadas nas calçadas, que foram, subsequentemente, pintadas e adornadas com azulejos. A partir de 1994, sobre a pintura verde-amarela com que os moradores decoraram a escadaria para a copa do mundo de futebol de 1994, Selarón passou a azulejar os degraus. Trabalhando solitário e contando apenas com o rendimento obtido com a renda de seus quadros e eventuais doações de moradores, com dificuldade atingiu sua meta de ter os 215 degraus e 125 metros da escadaria concluídos antes do ano 2000.

Após esta data, com renda gradativamente aumentada devido à crescente inclusão da escadaria nos roteiros turísticos, pôde dedicar-se à ornamentação das calçadas laterais e realizar inúmeras modificações.Selaron chegou a receber mais de 2000 azulejos vindos do mundo todo, de admiradores de seu trabalho.

Em 2010, concluiu a bandeira do Brasil que fica no topo da escada, na esquina da Rua Pinto Martins e mantia-se financeiramente a partir da venda de seus quadros sendo o mais famoso a mulher negra gravida."*

Enfim depois de toda sua representação e colaboração artistica e cultural, em 10 de janeiro de 2013 o artista foi encontrado morto na mesma escadaria que artisticamente decorou.
Para os olhares desatentos que passam por lá pra marcar somente um ponto turístico visitado, talvez a escadaria não tenha a mesma expressividade que demosntrou a mim e a outros que conheceram um pouco da história de Selarón mesmo que não tendo vivenciado- a de perto.

Vale a pena visitar a escadaria e conhecer a história do artista antes de ir. Mas não vá com pressa! Se atenha aos detalhes e escritas interessantes dos azulejos e observe o senso de humor e citações politicas e culturais presentes nestes.





































































































*história Selarón no wikipedia.