terça-feira, 3 de março de 2015

Morte na exposição de Ron Mueck

Admiravelmente as atrações culturais têm atraído multidões em São Paulo!

Na Pinacoteca do Estado a  exposição de Ron Mueck ocorreu entre 20 de Novembro de 2014 a 22 de Fevereiro 2015 e  bateu todos os recordes de público. Segundo a Folha on-line, ao todo, foram mais de 403 mil visitantes – número que supera as marcas de 330 mil da Fundação Cartier em Paris, os 300 mil do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e os 180 mil visitantes da Fundação Proa de Buenos Aires.
A exposição que também passou por Japão, Austrália, Nova Zelândia, México, Buenos Aires e Rio de Janeiro contou com esculturas realistas de pessoas e animais.

Enfrentamos a fila de 8 horas para entrada na Pinacoteca no ultimo dia da exposição.Os detalhes eram realmente muito realistas e era possível ver a meticulosidade com que o artista trabalhou a anatomia humana em suas esculturas, desde rugas de expressão, veias, arterias, pupilas,pelos e cortes que pareciam reais.

Amei ter visitado a esposição, porém tudo o que vi já havia visto detalhadamente em reportagens, não encontrando nenhum elemento surpresa.(Fica a dica para os organizadores de exposições como esta de não mostrarem TUDO para a imprensa.....reservem o pote de ouro pra o final do arco iris!!)
Foi fantástico ver pessoas de todas as faixas etárias e lugares do Estado e País interessadas por arte e enfrentando a fila embaixo de um sol de quase 30 graus.Alguns conversavam, outros liam livros, pais que se organizaram com banquinhos para ajudar os filhos a terminar as lições de matemática e inglês, crianças e adolescentes que brincavam de UNO, uma mulher que fazia trico, outros ouviam música....ou faziam  música para quem tentasse cortar a fila.
Qualquer artista sentiria orgulho de tanta valorização e isso só mostra que a arte no Brasil é valorizada SIM SENHOR!... e está se tornando cada vez mais acessível.
Joguem no lixo aquele discurso exclusivo de que o povo brasileiro não valoriza a arte....
Desapeguem se de mensagens culturais abominando nossa dita "ignorancia" em valorizar o que é bom e que traz alegria aos olhos....
NÓS BRASILEIROS TEMOS CULTURA SIM!O que não temos é dinheiro pra investir em entradas teatrais mais caras que o vale refeição.
Enfim, a satisfação por presenciar a morte dessa negatividade cultural de que brasileiro não se interessa por cultura valeu o longo dia de espera...
VIVA OS MUSEUS CHEIOS E FILAS INTENSAS! VIVA A ARTE DE RUA!VIVA AS DIFERENÇAS CULTURAIS! VIVA AS DIFERENÇAS RACIAIS!VIVA O RESPEITO!
... e que morra o pessimismo.